O Paradoxo do Arqueiro

by

Paradoxo do Arqueiro é o nome dado ao fenômeno pelo qual, uma flecha disparada por um arco, deve ser apontada para um ponto deslocado lateralmente do centro do alvo para atingí-lo corretamente, daí a idéia de paradoxo.

A expressão “Paradoxo do Arqueiro” foi cunhada nos nos 1930 pelo Dr. Robert P. Elmer, um escritor sobre Tiro com Arco, ao abordar a questão de como uma flecha era capaz de atingir o alvo quando, aparentemente posicionada no arco apontando para fora do alvo. Mais tarde, suas observações seriam confirmadas por pesquisas com fotografias de alta velocidade.

Paradoxo do arqueiro

O que foi observado é que, a despeito do que o olho nu poderia sugerir, ao ser disparada, uma flecha viaja em direção ao alvo flexionando sua haste de um lado para outro. Isso ocorre devido às forças de tensão que agem na flecha no momento da largada, bem como do próprio movimento lateral da corda.

Segue abaixo o link vídeo em câmera lenta do momento em que o arqueiro solta a flecha. Em 2:10min, vejam o que acontece com uma flecha selecionada com SPINE errado, este erro pode causar acidentes graves, como a parte de trás da flecha penetrar a mão que segura o arco.

http://www.youtube.com/watch?v=WzWrcpzuAp8

Mais um vídeo, mostrando somente o movimento da flecha.

Anúncios

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: