Escolhendo o chumbo certo – Parte 2

by

Alvos Metálicos para Tiro Esportivo, visitem nosso patrocinador clicando neste link

 


Neste post tratarei de explicar os diversos tipos de chumbo na configuração “Diabolô”. Quem ainda não sabe o que é um chumbinho “Diabolô”, pode clicar aqui.
Basicamente existem 4 tipos, e muitas variações deles. Alguns tem a “saia” mais longa, ou raiada, entre outras pequenas diferenças.

MATCH: (ou canto vivo)


Este chumbinho por ter sua cabeça chata, transfere uma boa energia de impacto, pois bate com toda a superfície frontal no alvo. Por causa do canto vivo na cabeça, deixa um contorno bem definido em alvos de papel. Sua cabeça chata causa grande resistência do ar causando instabilidade, por isso deve ser usado para curtas distâncias, até +/-20 metros. Ideal para a modalidade Carabina Ar 10m papel.

CABEÇA REDONDA: (ou ogival)


Sua cabeça em formato redondo é a mais indicada para precisão a qualquer distância, e quanto maior a distância, maior é a diferença em relação a outros tipos de chumbinho. Ideal para a prática do Field Target e Benchrest. Existem vídeos da Internet em que são efetuados disparos de armas de pressão PCP a 200 metros de distância, com razoável precisão.

PONTIAGUDO:


Chumbinho com cabeça pontiaguda, utilizado para obter melhor penetração, principalmente em carabinas de alta potência (acima de 30 joules), abaixo desta potência, pouco se vê de diferença entre os formatos de chumbo. Por causa da sua construção, seu vôo é instável, e deve ser usado a curtas distâncias mesmo em carabinas potentes (até +/-30m). Ideal para caça onde o alvo tem uma carapaça ou penas duras.

PONTA ÔCA:


Tem a mesma forma do chumbinho de cabeça redonda, mas com uma cavidade na frente, a qual permite a expansão quando atinge o alvo. Como as armas de pressão tem potência muito limitada, a expansão é pequena e quase não faz diferença. Seu formato causa turbulência durante o vôo, o que prejudica a precisão acima de 25 metros. Deveria causar mais destruição no alvo, mas a diferença é pequena. Acredito ser mais um apelo de marketing do que uma evolução.

Minha Opinião:
Eu recomendo e uso 2 tipos de chumbo: Match para treino de Carabina Ar Mira Aberta a 10m, e até para tiros informais até +/- 25 metros.
E Cabeça Redonda para todos os outros tipos de tiro, Field Target, Silhuetas Metálicas, Pliking (tiro em latinhas), benchrest, e todo e qualquer tiro informal.

No próximo post, veremos como escolher o chumbo ideal para sua carabina, pois existem diversas marcas com variações de um mesmo tipo, e ainda pequenas variações no diâmetro. Ex. 5,50mm ou 5,51mm.

Veja também “Escolhendo o chumbo certo – Parte 1

Anúncios

Tags: , ,

16 Respostas to “Escolhendo o chumbo certo – Parte 2”

  1. TekNando Says:

    O mani blz mani vc tirou varias duvidas que eu tinha vlw mesmo e belo post parabenas

  2. marcelo Says:

    ate que em fim alguém postou algo útil parabéns

  3. Giancarlo Tormena Says:

    Obrigado Marcelo e TekNando. Em breve estarei postando a parte 3, que apesar de demorar um pouco, com certeza vai sair.

  4. Carlos Bomtempo Says:

    Poste mesmo. Também estou ansioso por ela…

  5. Carlos Adler Says:

    oi, poste a terceira parte que vai ser bem legal…. qual o tipo de chumbo que voce aconselha para caça ? cabeça redonda, pontiaguda ou chata ?

  6. luy Says:

    mto util a dica.

  7. luy Says:

    estou usando uma gamo socom 1250 mto potente mas ainda nao cnsgui dscobrir pk os tiros tem variacoes.

  8. Jean Says:

    biza de blog parabéns pelas dicas para os leigos esta sendo de grande valia parabéns ….

  9. Samuel Azi Says:

    Muito bom, me tirou várias dúvidas.

  10. Anderson Says:

    Minha carabina amasça a saia do chumbo isso é normal?

    • Giancarlo Tormena Says:

      Bom dia Anderson,
      Provavelmente o chumbo não entra todo dentro do cano, correto? Se a carabina ainda estiver na garantia, leve na loja, pois isso não é normal.
      Mas se a garantia já passou e for este o motivo, pegue uma lixa 200, enrole ela e girando com o dedo, abra um pouco a entrada do cano, bem devagar, no máximo uns 5mm para dentro. Com cuidado para gastar por igual, e vá testando até o chumbo entrar totalmente. Pronto, isso deve resolver.
      Usar um chumbo como os Gamo ou Rossi, também ajuda, pois os chumbinhos nacionais só servem para peso de papel.

  11. Anderson Says:

    Correto, o chumbo não entra totalmente no cano e o que fica pra fora acaba amasando. Valeu a dica, vou primeiro procurar outro tipo de chumbo caso eu não encontre outro melhor eu fasso o que voce disse. Devido a minha cidade ser piquena não tem muinta variedade de chumbo.

  12. Anderson Says:

    Lembrando Giancarlo a minha carabina é uma Montenegro F22 B 12-6 5.5 da CBC to iniciando na pratica do tiro esportivo.

  13. Anderson Says:

    Tem alguma consequencia em continuar usando esse chumbo(diabolo da Lobo Strong)?

    • Juliano Says:

      Amigo. Também usei este lobo strong e e muito ruim . Ele não entra direito no cano. Usei o gamo pro hunter e o diabolo da riffle e da snyper e todos não ocorreram isto. Gastei quase todos lobo strong e não tive coragem de usar uns 10 que ainda resta. Para brincar os da marca rifle e snyper são quebra galho. Para caçar também mas corre o risco de não serem fatal. Já os da gamo e uma pancada. Não uso a carabina para caça mas o primo da minha noiva usou emprestada para isto. A minha e uma hatsan 80 5.5 e com qualquer chumbinho e uma paulada. Mas melhora muito mais com o pro hunter e os outros da linha gamo. Estou com o expander para testar e ver a diferença entre eles.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: