Carabina BAM B12-6/CBC 6102

by

Após testar a carabina BAM B12/CBC 6102, resolvi comprar uma pois na atualidade achei-a com o melhor custo/benefício para a modalidade de 10m papel. Durante o teste com ela totalmente original e sem amaciamento, fez um bom agrupamento.

Após poucos tiros, pude perceber que ela tem o gatilho pesado, e resolvi desmontar e ver o que poderia ser feito.

Durante a desmontagem e montagem, pude perceber que externamente ela é bem construída, com um bom acabamento. Mas internamente ela peca em alguns itens, como o gatilho, que tem o dente de trava da mola feito com 3 chapas de aço sem têmpera. A trava da câmara da mola também é feita de aço sem têmpera.

O sistema de mira é bom, com a alça de mira razoavelmente firme por conta de uma base em chapa de aço. Não fossem as fibras óticas, seriam melhores ainda.

Ajustes:

– Polimento do gatilho com Dremel;
– Rebaixo do dente do gatilho em 0,5mm;
– Polimento da trava da câmara da mola;
– Acerto das faces da mola, sendo retirado 2,5mm de cada lado da mola, para deixar as faces no esquadro, e de quebra diminuindo o comprimento em 5mm;
– Corte de 1 elo da mola do gatilho;
– Limado a trava do cano para deixar o desarme do cano mais fácil;
– Retirada das fibras óticas das miras e os suportes das mesmas;
– Limado a massa de mira na parte superior e nas laterais.

Hoje após os ajustes relatados acima, resolvi fazer um treino.

Foram 10 tiros em cada alvo, totalizando 288 pontos de um total de 300 possíveis. Lembrando que a carabina não chegou a amaciar, e ainda está cuspindo óleo.

Contando ainda com algumas “gatilhadas” do atirador que vos escreve, a pontuação foi muito boa. Com um pouco de treino para pegar o ponto certo do gatilho e depois de amaciada, ela vai dar bastante trabalho para carabinas mais caras.

Segue o agrupamento. Tirem suas conclusões.

Agrupamento BAM B12

Anúncios

21 Respostas to “Carabina BAM B12-6/CBC 6102”

  1. Gustavo Says:

    Caro amigo acabei de adquirir um exemplar 5.5 do mesmo modelo e tive a impressão de ser uma arma muito boa pelo preço praticado.
    Creio que para iniciantes como é meu caso ela vem em boa hora!
    Abraços Gustavo.
    cavalcanticorrea@hotmail.com

  2. Gudryan Says:

    Olá,

    Seu tópico sao mto construtivos.
    Vc sabe onde posso comprar um gatilho pra esse cbc 6102?

    a trava de segurança do meu quebrou, uma pontinha que segura as 3 chapas de aço sem tempera (que vc comenta no topico), e agora a trava de seguranca nao funciona mais devido a isso.

    Fico no aguardo,

    Obrigado desde já,

  3. charlesdias Says:

    Gostaria de saber o email de contato do autor dessas modificações, por gentileza.

  4. Claudio Roberto Lamonica Says:

    Tambem comprei uma Bam b12-6, com base no seu depoimento, mas apesar de bem macia, considerei o gatilho muito duro e cortei dois elos da mola, o arraste bicou uma seda, mas o gatilho continua duro. Como faço para fazer o desmonte completo e conseguir retrabalhar o gatilho? Poderia colocar fotos?

  5. leonardo Says:

    ola! por favor eu quero comprar uma dessas pelo site falconarmas.com + tenho uma duvida…Ela tem uma boa precisão a uns 50 metros? com uma luneta 4×32????

  6. leandro batista Says:

    E ai galera comprei uma cbc 6102, aida estou aguardano chegar, provavelmente ainda essa semana assim q chegar vou fazer alguns disparos, dependendo do agruopamento farei algumas dessas modificaçoes, quepor sinal parecem excelentes.
    postarei as informaçoes e fotos se possivel. Valeeeeeeu!!!!!!

  7. leandro batista Says:

    ola! se poder me tire uma dúvida, em uma dasmalhorias que vc fez na cbc 6102 foi diminuir a mola em 5mm, isso não irá diminuir a potencia da carabina ???
    Seria muito interssante algumas fotos .
    Atenciosamente Leandro Batista !!!!

  8. luiz vasconcelos Says:

    sera que devo mudar a mola original da cbc 6102 por uma tripla de inox?
    gostaria de deixar ela mais potente

    • Giancarlo Tormena Says:

      Boa noite Amadeo,
      Não mude nada, se pretende ter uma carabina mais potente, compre outra. O gatilho da CBC 6102 não suporta uma mola com mais potência. E se for o caso de trocar, fuja das molas de INOX, isso é só ilusão, a mola de Aço Carbono é melhor que as molas de INOX. Eu particularmente não gosto de carabinas de mola potentes, a não ser que vc for caçar.
      Abraço
      Gian

  9. Claudio Says:

    Tbem sou contra troca de molas, para tentar fazer de uma carabina barata uma “Top Gun”. Ela é otima para tiros a 10/15 metros. Para tiros a 50 metros melhor comprar uma 22 a bala, ai voce pode atirar até 100 metros ou mais, caso seja essa a principal intenção.

  10. tchekaed@hotmail.com Says:

    muito bom tutotial… tenho um cbc b12, fiz o mesmo processo que fizeste, e minha humilde opinião é que: ANTES DOS AJUSTES, gatilho duríssimo, afetando sensivelmente a precisão, durante os ajustes, acabamento ruim, com rebarbas na trava da camara, tive passar a LIMA e depois poli, gatilho como foi dito com 3 chapas de aço irregulares, (não gostei), de toda forma após os ajustes posso dizer que melhorou muito, meus agrupamentos com ela melhorou muito, o que posso dizer é que: pelo preço custo/beneficio é uma arma interessante para tiros até 15 metros, para e iniciantes e mulheres, já para atiradores competidores acho que não seria uma boa opção….. mas de modo geral minha nota para essa carabina para o que ela se propoe é um 8,5 já mexida… espero ter ajudado…

  11. Fabrício Freitas Says:

    comprei uma CARABINA CBC MONTENEGRO B19S, ela tem um custo ótimo e com o aumento do pistão e uma pequena regulada no gatilho o tiro fica muito bom, um belo agrupamento, com tudo vou trocar a mola por uma gás ram de 40kg da elite.

  12. deivid Says:

    boa tarde!
    comprei uma cbc montenegro b12-6 .22 170m/s só que ela esta meio fraca e cuspindo oleo, porque ?
    sou novo nisso me ajudem ai.

    • Giancarlo Tormena Says:

      Bom dia Deivid,
      A CBC B12-6 é fraca mesmo, algo em torno de 7,5 joules. O que é ideal para tiros até uns 30 metros sem vento. Não se preocupe com a potência, o principal é acertar o alvo, não se intimide com as Hatsan 125 que quando acertam destroem um tijolo. Você com sua B12-6, vai acertar muito mais que eles.
      Quanto a cuspir óleo, é normal, depois de uns 300 tiros isso vai diminuir bastante até parar.

  13. Eder Amorim Says:

    Boa Tarde!
    Acabei de comprar uma carabina CBC B12-6 4.5 , 600 pés/seg e não chegou ainda. Primeira vez que uso arma de pressão.
    Gostaria de saber até quantos metros posso atirar e se é pressão dupla, mais informações ou comentários a quem puder fornecer.
    Obrigado.

  14. João Tiago Silveira Says:

    Parabéns pelo review. Uma dúvida: o que você colocou no lugar das fibras?

  15. Fábio Mendonça Says:

    Estou querendo comprar uma carabina de pressão, e vi que tem CBC Montenegro B12-S e B12-6, qual a diferença entre elas?
    Desde já Agradeço.
    Fábio

  16. rogerio Says:

    temho uma cbc b12-6,na minha região temos muitas pombas de bamdo ,as chamadas avoantes ou pombas amargas,consigo derrubalas a aproximadamente 30 e até 35 metros sem lunetas ela é muito precisa com sua mira mormal não é aquela carabinasuper potente mas mato avoantes apenas com um tiro é dificil ficarem baleadas,um unico tiro e ta mão.Na minha opinião ótima carabina.
    ok.

  17. fernando Says:

    Boa noite eu tenho uma CBC f22 b12s ela tem 10joule, eu pólio o gatilho éo embolo e adaptei a mola dela alimentando mas dois centímetro e invernizei com verniz de carro para protege conta ferrugem, eu tenho uma luneta 3.9.40 elas são ótimas eu não troca a minha pela a hatsan 80, a mimha ta dando atualmente 23joules e a coronha eu coloquei um tipo de borracha para amortesse o impaquito,eu só casso um abraço e boa sorte .

  18. petterson Says:

    tenho uma cbc b12_6 quero praticar cassa de passaros de medio porte se instalar mola de inox ela vai me dar uma potencia boa? auguem entendido poderia me responder obrigado des de ja

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: