Escolhendo o Chumbo – Parte Final

by

Após escolher o tipo de chumbo, temos que testar na arma qual fará o melhor agrupamento, pois como você vai descobrir, não é o atirador que escolhe o chumbo e sim a arma. No meu caso, como eu não faço caçadas e gosto de fazer tiros a longas distâncias, o chumbo que uso é o do tipo DOMED, (cabeça redonda), que é certificadamente o melhor para longas distâncias.

E como vamos fazer isso? Seguindo os passos abaixo.

1 – Fixação da arma

O correto e mais preciso procedimento é prendendo a arma em uma estativa fixa ou morsa, que deve estar firme no chão. Desta forma, eliminamos o fator atirador, que é o que mais influi em um agrupamento.

Abaixo um vídeo do teste de munição em uma carabina olímpica .22lr, onde a coronha foi retirada para melhor fixação na morsa. Com certeza é a melhor opção. Pode ser usada com Carabinas PCP, mas não com as de ação por mola.

E uma estativa fixa.

Estativa Fixa

A segunda possibilidade é o uso de uma estativa móvel, que deve ter apoio frontal e traseiro interligados. Neste caso, é necessário ter instalado na arma uma luneta, para fazer a visada a cada novo disparo.

Abaixo uma Estativa móvel.

Terceiro e menos preciso teste, é pedir para um amigo experiente fazer um agrupamento em posição de tiro livre ou apoiado em algo. Com certeza este é menos indicado, mas o mais rápido e fácil.

2 – Selecionado os Chumbos

Após selecionado a forma como a arma será apoiada, passamos ao segundo passo, onde devemos selecionar os chumbos, verificando cada um deles para ver se existem amassados, ou rebarbas que possam influenciar os agrupamentos.
No mínimo 10 unidades de cada modelo, tendo o cuidado para não misturar, e identificando cada um deles, para no fim saber exatamente qual foi o melhor. Procure escolher chumbos que você possa encontrar a venda mais facilmente, porque de nada adianta conseguir uma lata do melhor chumbo que existe no mundo, o mais caro, e que depois de testado e aprovado não será mais possível conseguir comprá-lo. Será uma total perda de tempo usar este chumbo.

Geralmente em carabinas PCP a longas distância, os melhores chumbos são os JSB, H&N e Crossman Premier sempre no formato DOMED (cabeça redonda).

Para tiro na Modalidade Papel 10m Mira Aberta, sem dúvida o melhor chumbo é o H&N Finale Match, mas existem alguns nacionais com boa qualidade, como é o caso do Rossi Match e do Gamo Match.

3 – Os agrupamentos

Terceiro passo, fazer os agrupamentos. Escolha um dia com pouco vento, principalmente se for em um local aberto.

Posicione o alvo na distância que mais você vai atirar. Eu prefiro colocar na distância máxima que tenho disponível que é de 50m, pois sei que qualquer distância abaixo disso, só vai melhorar o agrupamento. Se sua carabina for com potência abaixo de 20 joules, opte por uma distância até 30m.

Coloque cada chumbo no cano com cuidado para não amassar e dê 5 tiros, sem alterar a regulagem de mira, não importa se os tiros não estão saindo no centro, lembre-se que estamos verificando qual chumbo agrupa melhor, e não quem faz a melhor pontuação. Mire sempre no mesmo lugar e nunca mude a regulagem da mira durante um agrupamento.

Troque o alvo e repita o procedimento com todos os tipos de chumbo, sempre identificando cada alvo ao término de cada agrupamento. Depois selecione os 3 melhores e refaça os agrupamentos.

Veja abaixo um alvo com um teste de uma Carabina PCP Hatsan AT44-10 de fabricação Turca.
Alvo

Pronto, agora você já sabe qual o melhor chumbo, e pode regular a mira da sua arma. Eu sugiro que use sempre o mesmo chumbo, da mesma marca e com o mesmo diâmetro, desta forma, vc não vai precisar ficar “zerando” a mira a todo instante. A não ser, é claro a regulagem da compensação de distância, pois infelizmente, ainda não inventaram um chumbo que saia do cano da arma em linha reta. Mas isto é um assunto para outro post.

Espero que tenham gostado.

Anúncios

Tags: , , , , , , ,

8 Respostas to “Escolhendo o Chumbo – Parte Final”

  1. Ricardo Barg Says:

    Parabéns pela matéria, didática e dedicação!!!!

  2. Giancarlo Tormena Says:

    Valeu!!!

  3. Ivandro Says:

    ótimas dicas, muitos pensam que a arma somente faz a diferença. parabéns!! como eu kkk.

  4. nelson Says:

    Só gostaria de perceber outra coisa…
    Os chumbos de cabeça redonda não são tão bons a 10 metros do que os match?
    Se são bons a grandes distâncias, porque não a curtas?
    Cumprimentos

    • Giancarlo Tormena Says:

      Bom dia Nelson,

      Se vc ler novamente a Parte 1, vai ver que eu comento que o Chumbo cabeça redonda é preciso em qualquer distância, e que o tipo Match é indicado para alvos de papel pois deixa um recorte mais nítido. Comento também que o chumbo match pode ser usado a até 20 metros com excelente precisão.

      Abraço
      Gian

  5. gabriel Says:

    Ola amigo, qual chumbo vc me aconselha para caça??

  6. fetnando Says:

    Boa tarde, muito bom o comentário, bem explicado parabéns pelo a boa informações.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: