PESQUISA CNI-IBOPE: Para quase 45% da população, porte de armas pode ser uma alternativa válida na melhoria da segurança pública

by

Na mais recente pesquisa CNI-IBOPE, intitulada: “Retratos da sociedade brasileira: Segurança Pública”, mesmo com a Campanha Nacional de Desarmamento Voluntário promovida pelo Governo Federal, quase metade dos entrevistados consideram a possibilidade do cidadão comum portar uma arma ser uma alternativa válida para se diminuir a criminalidade.

Para o especialista em segurança pública e presidente da ONG Movimento Viva Brasil, Bene Barbosa, isso mostra que o número de pessoas que não confiam mais no Governo para lhe proteger cresce a cada dia. “O cidadão sabe que a polícia não pode estar perto dele 24 horas por dia e começa a admitir a necessidade de autodefesa”, afirma Barbosa.

Ainda de acordo com ele, se a pergunta fosse diferente o resultado seria ainda mais expressivo: “A pesquisa frisou o porte, ou seja, o cidadão andar armado pelas ruas. Se a pergunta fosse sobre ter uma arma em casa para sua defesa o resultado mostraria apoio maior ainda da população, acreditamos que atingiria mais de 70%. A ideia de todo cidadão portar arma traz a ideia negativa de todo mundo andando armado indistintamente e, claro, ninguém em sã consciência vai querer isso. Agora, com a observância de critérios específicos, sou plenamente favorável ao porte”, esclarece.

Barbosa ainda enfatiza que, dentre as principais preocupações da população na área de segurança, não se encontra o desarmamento: “fica claro que a realidade sentida pela população destoa daquilo que o Ministério da Justiça entende como prioritário, pois, enquanto este insiste na tese de desarmamento, a pesquisa aponta que, para a sociedade, a diminuição da idade penal, mais rigor com os criminosos, diminuição da impunidade e prisão perpétua é que são cogitadas como soluções para diminuição da criminalidade”, conclui.

A íntegra do estudo se encontra disponível no site http://www.cni.org.br

Fonte: www.mvb.org.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: