Arco Oneida Eagle Lite Force

by

O Oneida era um sonho que eu estava atrás a mais de 1 ano.

Não sei exatamente o ano de fabricação do arco, mas deve ser algo próximo a 1999. Os Oneida são impressionantes, ou você adora ou odeia, mas uma coisa é certa, ele não passa despercebido, mesmo entre pessoas leigas. Não sei se por eu ser projetista mecânico, mas desde a primeira vez que eu vi um Oneida, sabia que um dia teria um, seu projeto é impressionante. Mesmo tendo seu conceito surgido na cabeça do engenheiro da NASA no final da década de 60, ainda hoje tem um desenho futurista, mas a História deste arco é algo que vou tentar contar em outro post.

Primeiras impressões:

A empunhadura é mais parecida com um arco recurvo olímpico, com o punho largo e inclinado para frente. Quando ele chegou estava com uma puxada de 29″ a 30″ e Let off de 80%, o que o deixava um pouco mole, já que estou acostumado com o meu Hoyt que tem 65%. Diminuí a puxada para 27″-28″ e o Let off tbm diminuiu para 65%, o que a meu ver melhorou o domínio do arco. Ele está regulado com 60 libras, mas mesmo assim a puxada é mais macia do que no composto, cansando menos. Mesmo depois de mais de 100 tiros, parece que não foi atirado, pois ele não fadiga o arqueiro como os recurvos ou compostos. O Let off parece longo e um pouco “borrachudo”, não tem um final definido, por isso acho que não vai funcionar bem com release Back Tension. Cheguei a dar alguns tiros sem release, segurando a corda com os dedos, mas como é um arco curto, ele pinça os dedos, então instalei um D-loop e um Peep Sight. Usei um release Bernardini com gatilho, pois achei mais seguro do que testar o arco já com o Release Back Tension (que nem sei se funciona com o Oneida).

Mesmo com estabilizador de caça, o arco parece bem estável. Um dos problemas que percebi, é que miras de baixo custo não servem nele, pois elas afrouxam com poucos tiros, tive que atarraxar os parafusos ao máximo. Os primeiros tiros impressionam, pois parece que é um tiro”seco”, ele acelera a flecha muito rápido, mesmo quem já está acostumado com arcos compostos, fica impressionado. Infelizmente esqueci o cronógrafo e não pude medir a velocidade da flecha, mas na próxima semana estarei efetuado as medições. Muitos falam que o barulho é alto, mas não me incomodou, talvez para caça isso é um problema, mas para target não faz diferença.

No vídeo não não me preocupei em acertar o centro do alvo, mas em fazer agrupamentos, para sentir a repetibilidade dos tiros. Fiquei impressionado com a precisão logo nos primeiros tiros. Mesmo usando um rest simples que não tive tempo de regular, com mira de caça e sem estabilizadores adequados, os agrupamentos foram bons.

Talvez ainda seja cedo para afirmar, mas acredito que com algumas regulagens, rest e mira de melhor qualidade, ele possa fazer frente ao meu Hoyt de competição, pelo menos na distância 18m.

Todo arqueiro deveria ao menos uma vez na vida atirar com um Oneida.

Este é um arco que eu espero nunca ter que me desfazer, valeu cada minuto de espera e cada centavo de seu preço. Nas próximas semanas vou acertando as regulagens e anotando outras impressões que tiver com ele, e posto aqui.

Anúncios

Tags: , , , ,

Uma resposta to “Arco Oneida Eagle Lite Force”

  1. GarciaC 6.2 Says:

    Valeu Gian, Tu é a “Fera do Clube”, você já é referência no assunto. Agora Tu de arco e óculos, Cara a semelhança com o Exterminador “Arnold” é gritante abraços daqui do Balneário Camboriú…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: