Você sabe quem foi Adrian Carton de Wiart

by

Conheça a história do militar inglês que faz Chuck Norris parecer uma donzela.

Sir Adrian Paul Ghislain Carton de Wiart, nascido em 5 de maio de 1880 em Bruxelas, na Bélgica, falecido em 5 de Junho de 1963, esteve em serviço militar de 1899 a 1947. Esteve nas guerras dos Bôeres e nas duas grandes guerras mundiais.

Condecorado pelo menos 8 vezes, ele foi alvejado no rosto, na cabeça, nos testículos, no estômago, no tornozelo e no ouvido. Sobreviveu a uma queda de avião, fugiu de um campo de prisioneiros cavando um túnel e arrancou os próprios dedos a mordidas. Traumatizado? Não, de acordo com as suas próprias palavras: “Francamente, eu apreciei a Guerra. Por que as pessoas querem a paz se a guerra é tão divertida?”.

Com 18 anos, de Wiart mentiu seu nome e idade para se alistar no Exército Britânico na época da Guerra dos Bôeres, na qual combateu. Neste mesmo conflito, foi ferido no abdome e nos testículos, quando finalmente sua família aristocrática descobriu que ele havia desistido dos estudos para ser militar. Em 1902, foi transferido para a Índia, já com a patente de Segundo Tenente.

Conhecido pelo seu linguajar inapropriado, de Wiart tomou seus ferimentos na África do Sul como incentivo para o seu preparo físico. Era um praticante regular de esportes e mantinha uma capacidade física invejável.

Em 1908, casou-se com a Condessa Friederike Maria Karoline Henriette Rosa Sabina Franziska Fugger von Babenhausen, com quem teve duas filhas.

No início da Primeira Guerra Mundial, de Wiart foi deslocado para a Somália, para combater as tropas do Mullah Louco. Nessa ocasião, foi baleado duas vezes no rosto e perdeu um de seus olhos e um pedaço da orelha.

Em 1915 foi enviado para a França, onde teve outros 7 ferimentos graves. Quando um médico se negou a amputar sua mão esquerda, de Wiart mordeu e arrancou seus próprios dedos. Em 1916 foi promovido a Major. Em 1917 se tornou Tenente-Coronel. Em 1918 foi promovido a General de Brigada.

Entre 1924 e 1939, teve uma vida pacata numa propriedade na fronteira entre a Bielorrúsia e a Ucrânia. Contudo, a invasão alemã em 1939 interrompeu esta trajetória pacífica, e de Wiart voltou à ativa.

Em 1941, enquanto viajava em um bombardeiro Wellington de Malta para Cairo, a aeronave apresentou falha mecânica e caiu no mar, de Wiart nadou até a costa, onde foi capturado pelos italianos. Tentou escapar pelo menos cinco vezes, incluindo sete meses de escavação de um túnel.

De Wiart aposentou-se em 1947. Voltando pra casa, escorregou em uma escadaria e caiu, quebrando diversas vértebras. Os médicos ingleses ficaram surpresos pela quantidade de estilhaços que conseguiram retirar dele na ocasião.

Sua esposa morreu em 1949, e em 1951, com 71 anos, casou-se com novamente, com Ruth Myrtle Muriel Joan McKechnie, 23 anos mais jovem.

Carton de Wiart morreu com 83 anos, em 1963.

Fonte: http://www.defesa.org/

Anúncios

Tags: ,

Uma resposta to “Você sabe quem foi Adrian Carton de Wiart”

  1. Laura Says:

    Que história hein! Adorei!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: